Numa determinada região, existe um lago natural onde foram efetuadas descargas de resíduos poluentes.
Uma associação ambientalista detetou que a concentração, na água desse lago, de uma determinada substância poluente era muito elevada, o que punha em risco a sobrevivência de algumas espécies aí existentes, entre as quais a truta.
1. No início do ano de 1995, começaram a ser implementadas diversas medidas para diminuir a concentração da substância poluente e, assim, melhorar a qualidade da água desse lago.
Admita que a concentração da substância poluente, , em miligramas por metro cúbico de água, anos após o início do ano de 1995, é dada por
para
1.1 Determine o ano em que a concentração da substância poluente existente na água do lago ficou reduzida a metade do seu valor inicial.
1.2 Existe um único instante em que a taxa de variação instantânea da função muda de sinal, passando de positiva a negativa. Interprete, no contexto do problema, o significado desse instante.
2. O número de trutas existentes no lago diminuiu acentuadamente em consequência das descargas de resíduos poluentes. Alguns anos depois de as descargas terem ocorrido, procedeu-se ao repovoamento do lago com exemplares desta espécie.
Admita queo número de trutas existentes no lago, , em milhares, semanas após o início do repovoamento, é dado, aproximadamente, por
para
2.1 Mostre que, de acordo com o modelo apresentado, entre a segunda e a oitava semanas, se registou um aumento médio de 950 trutas, por semana.
2.2 O número de trutas existentes no lago, imediatamente antes de ocorrerem as descargas de resíduos poluentes, foi estimado em 22 000. Averigue se, de acordo com o modelo apresentado, o número de trutas no lago poderá vir a atingir o valor que foi estimado para a população de trutas existentes no lago imediatamente antes de ocorrerem as referidas descargas. Justifique a sua resposta, usando propriedades da função .
3. Perto do lago, existe um sistema integrado de vários aquários. Em cada um dos aquários do sistema, vivem, em equilíbrio, diferentes espécies aquáticas.
A equipa de biólogos responsável pelo sistema tem como objetivo a preservação e o estudo dessas espécies, e utiliza o conceito de diversidade biológica.
Admita que a diversidade biológica, , de um ecossistema, no qual vivem espécies com igual número de efetivos, é dada por , sendo um número inteiro positivo.
Num aquário, os biólogos pretendem colocar espécies diferentes com igual número de efetivos.
Determine, de acordo com as condições referidas, o número mínimo de espécies que é necessário colocar no aquário, de modo que a diversidade nesse aquário não seja inferior a 4,3.
Resolução dos exercícios de matemática:
1.1
Pretende-se resolver a equação .
Logo, foi durante o 9º ano após 1995 que a concentração da substância poluente ficou reduzida a metade, isto é, durante o ano de 2004.
1.2
A alteração do sinal da taxa de variação de positiva para negativa, significa, no contexto do problema, que a concentração da substância poluente deixou de aumentar (taxa de variação positiva) e passou a diminuir (taxa de variação negativa). Ou seja, é o instante em que a concentração da substância poluente na água é máxima.
2.1
Entre a segunda e a oitava semanas, registou-se um aumento médio de 950 trutas por semana.
2.2
A função N é uma função racional, cujo gráfico admite uma assíntota horizontal de equação y = 20.
Como a função é crescente no seu domínio, o valor da população de trutas será sempre inferior a 20 milhares de trutas.
Logo, o número trutas nunca será igual a 22 000.
3.
Logo, o número mínimo de espécies que é necessário colocar no aquário é 20.