Na estufa de um certo jardim botânico, existem dois lagos aquecidos, o lago e o lago .
Às zero horas do dia 1 de março de 2010, cada lago recebeu uma espécie diferente de nenúfares, a saber, Victoria amazonica e Victoria cruziana.
é o número aproximado de nenúfares existentes no lago , dias após as zero horas do dia 1 de março de 2010. Esses nenúfares são da espécie Victoria amazonica e desenvolvem-se segundo o modelo:
, com
é o número aproximado de nenúfares existentes no lago, dias após as zero horas do dia 1 de março de 2010. Esses nenúfares são da espécie Victoria cruziana e desenvolvem-se segundo o modelo
, com
Resolva os dois itens seguintes recorrendo a métodos exclusivamente analíticos.
1.
Como foi referido, às zero horas do dia 1 de março de 2010, o lago recebeu um certo número de nenúfares da espécie Victoria amazonica. Decorridos 7 dias, esse número aumentou.
Determine de quanto foi esse aumento.
Apresente o resultado com arredondamento às unidades.
2.
Determine quantos dias foram necessários, após as zero horas do dia 1 de março de 2010, para que o número de nenúfares existentes no lago fosse igual ao número de nenúfares existentes no lago .
Apresente o resultado com arredondamento às unidades.
Resolução do Exercício
1.
O aumento foi de 29 nenúfares.
2.
Fazendo , tem-se:
Durante o 9º dia, o número de nenúfares do lago A iguala o número de nenúfares do lago B. Logo, só depois de 8 dias completos se dá a igualdade nos dois lagos.